Sobre a artista

Tatiana Tofaneto nasceu e mora no Brasil, em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Desde muito pequena ela já tinha o talento para desenhar. Sua principal lembrança a qual marcou o início de sua habilidade artística foi com 5 anos, quando sua primeira professora chamou seus pais para elogiar um desenho que ela havia feito da estória do Pinóquio, sendo aquele um desenho muito avançado para sua idade. Com esse incentivo, Tatiana começou a carregar seu caderninho de desenhos para todo lugar que ela fosse e com o passar dos anos seus desenhos também foram reconhecidos em competições e revistas locais. Ao passo que desenhava ela também se interessava cada vez mais pela figura humana e por bonecas. Até hoje lembra-se da primeira vez que viu a boneca Barbie e o quanto se apaixonou e ao mesmo tempo sofreu em saber que seus pais não poderiam lhe dar esse presente naquele momento.
Com o passar dos anos, Tatiana se perguntava porque tudo em sua vida acontecia diferente do que ela desejava... cursou Faculdade de Informática, quando na verdade seu sonho era fazer artes plásticas. Quando terminou a faculdade, ao invés de trabalhar na área de sua formação, começou a trabalhar como professora de inglês. Mal sabia ela que um dia o inglês e a informática seriam imprescindíveis para o sucesso de sua carreira.
Com o passar dos anos, Tatiana se perguntava porque tudo em sua vida acontecia diferente do que ela desejava... cursou Faculdade de Informática, quando na verdade seu sonho era fazer artes plásticas. Quando terminou a faculdade, ao invés de trabalhar na área de sua formação, começou a trabalhar como professora de inglês. Mal sabia ela que um dia o inglês e a informática seriam imprescindíveis para o sucesso de sua carreira.

Depois que Tatiana se casou em 2003, ela decidiu aprender modelagem. Fez um curso breve de porcelana fria em sua cidade e ficou encantada com a possibilidade de criar figuras com suas próprias mãos! “Nesta época a modelagem era um hobby apenas, eu trabalhava como assessora bilíngüe em um hospital e apesar de não gostar muito do que eu fazia, o dinheiro que eu recebia era bom e me ajudava a comprar os materiais que eu precisava para meu hobby.” – explica. Então ela sentiu desejo de criar uma boneca em porcelana fria. Isso parecia impossível pois na época o biscuit era também novo no Brasil e as técnicas que ela aprendera não eram muito avançadas. Portanto ela começou estudar e pesquisar por si mesma e assim entendeu a importância do inglês e do conhecimento em computador em sua vida, pois toda informação que ela encontrava era em inglês, e todo o material que ela precisava era importado e teria que ser comprado pela internet. “Teria sido praticamente impossível me desenvolver neste trabalho se eu não soubesse inglês tão bem e se não dominasse o computador”, - lembra ela.
Assim, descobriu o trabalho de alguns artistas americanos e conheceu o trabalho da holandesa Hannie Sarris e acabou se aprofundando nas pesquisas de criação de bonecas, assim criou sua primeira fada em porcelana fria a qual deu nome de “Hannie” em homenagem à artista que lhe serviu de grande inspiração.
Assim, descobriu o trabalho de alguns artistas americanos e conheceu o trabalho da holandesa Hannie Sarris e acabou se aprofundando nas pesquisas de criação de bonecas, assim criou sua primeira fada em porcelana fria a qual deu nome de “Hannie” em homenagem à artista que lhe serviu de grande inspiração.

Mesmo tendo ficado muito feliz com sua primeira boneca e ter recebido muitos elogios do Brasil todo Tatiana sentiu-se presa com as limitações da porcelana fria. “As pessoas me enviavam e-mails me parabenizando pelo trabalho, mas não acreditavam que aquilo era biscuit” – conta ela, que logo depois encontrou o material perfeito para alcançar seu objetivo - “Eu queria algo que me permitisse criar mais detalhes, mais perfeição no acabamento, por isso busquei outro material” foi quando em 2005 ela descobriu a polymer clay e começou a criar pequenas fadas. Somando seu talento nato à incrível margem de possibilidades da polymer clay, Tatiana logo alcançou um nível de detalhes e qualidade excepcionais em seus trabalhos.

Em pouco tempo Tatiana já estava vendendo suas pequenas fadas para colecionadores do mundo todo e em 2007 uma de suas bonecas venceu um concurso internacional muito importante e competitivo até hoje promovido anualmente pelo artista e criador da cerâmica plástica ProSculpt, Jack Jonhston. Sua criação Christmas Fairy (Fada do Natal) venceu em primeiro lugar na categoria profissional do concurso ProSculpt Award, No mesmo ano Tatiana foi reconhecida como melhor artista do ano em segundo lugar pelo aclamado mundo das fadas em World of Froud.

Depois que seu filho nasceu, Tatiana recebeu o apoio de seu esposo para continuar em casa após a licença maternidade e neste momento ela já sabia que nunca mais voltaria a trabalhar fora de casa. Com a crescente divulgação de seu trabalho, também em várias revistas internacionais como Dolls Magazine, o interesse das pessoas por essa arte começou a aumentar. “A partir desse momento comecei a receber muitos emails de pessoas do Brasil todo, pedindo que eu ensinasse a técnica, mas foi só em 2010 que me senti preparada para dar aulas” – ela explica. Para atender à alunos do Brasil inteiro, Tatiana iniciou um curso online onde ensinou a esculpir fadas em polymer clay. No final do curso ela sorteou as fadas que criou durante o curso para suas alunas.“O curso foi e ainda é um grande sucesso. Sinto-me feliz em poder ajudar as pessoas no meu país pois quando comecei foi muito difícil não ter a quem recorrer e ter que aprender tudo sozinha. Sempre gostei muito de ensinar, desde a época de professora de inglês. Saber ensinar é uma dádiva que poucos têm. Graças a Deus, sempre tive alunos satisfeitos com meu jeito de ensinar”

Nesta mesma época Tatiana se apaixonou por outro tipo de boneca, que a fez relembrar muito de sua infância. “Me lembro que quando ganhei minha primeira boneca Barbie eu me sentia um pouco decepcionada por não poder movimenta-la e coloca-la em poses que eu queria, e me lembro de uma vez ter visto uma boneca Suzie que era toda articulada, eu fiquei encantada. Então quando vi uma BJD pela primeira vez eu soube que queria criar uma boneca assim, para talvez recuperar algo da minha própria infância...” As bonecas BJD (ball jointed dolls) que são bonecas articuladas em resina ou porcelana, muito famosas no Japão e agora no mundo todo tornaram-se uma obsessão para Tatiana, que mergulhou nos estudos novamente e não desistiu, durante um ano inteiro, até criar sua primeira boneca articulada em porcelana, a Monah - boneca que ficou entre os 8 semi-finalistas em um concurso internacional da revista americana Dolls Magazine onde houveram mais de 200 participantes do mundo inteiro. “Apesar de ser extremamente difícil, escolhi a porcelana principalmente porque ela é praticamente eterna. Me fascina a idéia de que mesmo um dia quando eu não estiver mais nessa Terra, as minhas bonecas ainda estarão.”

Em 2013 duas de suas bonecas, Monah e Angelina receberam o prêmio internacional de Excelência em Bonecas (Dolls Awards of Excellence) anunciado em um evento nos Estados Unidos (IDEX) que acontece anualmente. "Sinto imenso orgulho em dizer que sou uma artista brasileira reconhecida no exterior. Neste evento importantíssimo no mundo das bonecas, eu não estava presente, mas meu nome foi anunciado e minhas bonecas foram vistas em um telão durante o jantar de gala que eles organizam para entregarem os troféus. Só de imaginar sinto uma emoção enorme!"
No mesmo ano Tatiana foi contratada como "doll artist" pela empresa americana "The Ashton Drake Galleries" uma das maiores empresas de bonecas e brinquedos colecionáveis nos Estados Unidos. Um ano depois, a primeira boneca noiva que Tatiana esculpiu para a empresa foi reproduzida na China e esteve à venda no site da empresa por dois anos. |

Em 2016, Tatiana foi novamente premiada com o Dolls Awards of Excellence por sua boneca em porcelana "Emma".
Emma é a primeira boneca que Tatiana criou como "full set", ou seja, completa com roupa e sapatos, numa edição limitada de apenas dez bonecas no mundo.
Foi também em 2016 que Tatiana deu um grande passo em sua carreira, ao lançar sua linha de BJD em resina bonecas articuladas com qualidade internacional. Criou planos de assinatura para facilitar o pagamento e possibilitar que mais pessoas no Brasil possam adquirir uma BJD de qualidade e criada por uma artista brasileira vencedora de premios internacionais.
A linha de BJDs em resina tem sido um sucesso, com colecionadoras satisfeitas no Brasil e no mundo e sempre aguardando os próximos lançamentos!
Em 2018 Tatiana participou pela primeira vez da exposição internacional ID&TS (International Doll & Teddy Bear Show) que acontece anualmente nos Estados Unidos. Clique aqui para conferir as fotos.
- Atualmente Tatiana trabalha nas encomendas de BJDs em resina e porcelana, bem como na criação de novas BJDs que serão lançadas em breve.
- Também oferece suporte continuo aos alunos do curso online de fadas e bonecas em cerâmica plástica
Para acompanhar todas as atualizações, trabalhos em andamentos, sorteios,
siga Tatiana no Instagram:
INSTAGRAM: doll_essence